quarta-feira, 14 de setembro de 2011

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Site da Pedagoga Eliziane Longarai


Free website - Powered By Wix.com

Autoestima

A essência da autoestima da pessoa se forma até os 7 anos

O que os pais e professores podem fazer para ajudar as crianças a crescer emocioanlmente:

- Reserve tempo para conversar com as crianças de maneira saudável.Não critique, seja gentil e esteja aberto a compreender os medos e sentimentos delas.

- Deixe que participem das decisões familiares.Respeitar suas opiniões é importante.A criança adquire confiança a partir da afirmação de seus pontos de vista.

- Não menospreze as preocupações dos pequenos. O que parece simples para os adultos pode ser primordial para uma crinça.

- Cuidado para não depreciar. Comentários do tipo "você nunca faz as coisas certa!" podem fazer a criança se sentir incapaz. As críticas devem estar dirigidas a um comportamento impróprio , não à criança.

- Valorize as realizações infantis no cotidiano. O elogio aumenta a segurança e tem poder para mudar o comportamento. É um incentivo.

- Aos pais com mais de um filho, cuidado: as comparações entre os irmãos(ou entre os alunos) provocam competição e tristeza profunda. As crianças devem ser respeitadas em sua singularidade.

-Beijos, abraços e brincadeiras que envolvem toque também fazem a criança sentir-se amada pelo que ela é e pelo que é capaz de realizar.

- Quem leva criança a programas de adultos, como passar a noite num bar ou restaurante, e se mostra aborrecido quando os pequenos demonstram cansaço, passa a mensagem de que os filhos são um incômodo. E as crianças percebem isso.
Eliziane Longarai
Pedagoga

sábado, 10 de setembro de 2011

Nossa Escola

A Escola Pequeno Polegar é uma escola infantil que há 40 anos trabalha a serviço da educação, gerando estímulos, oportunidades e desafios, auxiliando a criança a construir o seu próprio conhecimento. Em cada brincadeira, em cada música, teatro ou passeio, a Pequeno Polegar está presente, acompanhando essa maravilhosa experiência de ser criança.
Com atenção e dedicação, nós participamos dos primeiros passos da vida escolar dos nossos alunos: a primeira separação dos pais, as lágrimas se transformando em sorriso ao conhecer os colegas e amigos, a primeira professora que jamais será esquecida, o pátio, o joelho esfolado, os jogos e brincadeiras, a merenda, as primerias letras e números, o primeiro dentinho trocado.
Acreditamos que o ambiente escolar é um espaço de trocas afetivas, através das quais se constroem valores éticos e morais, tão importantes para toda nossa sociedade. Sendo assim nossos objetivos estão voltados para a construção da cidadania do individuo e do seu desenvolvimento sócio-emocional através de um trabalho de cunho cooperativo, onde, todos atuam de forma responsável, solidária e democrática.
Eliziane Longarai
Pedagoga

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Dia do Gaúcho

No dia 20 de setembro comemora-se o Dia do Gaúcho.Para conservar as tradições do Rio Grande do Sul, foi fundado o Partido Liberal Histórico, em 1860, por Gaspar Silveira Martins, Antônio Gomes Pinheiro Machado, Osório e Félix da Cunha. Na década de 1940, grupos de tradicionalistas gaúchos resolveram manter as tradições do povo gaúcho criando a Ronda Gaúcha, conhecida também como Ronda Crioula, que ocorria entre os dias 7 e 20 de setembro para festejar a Independência do Brasil e a Revolução Farroupilha.

Em 1947, estudantes gaúchos se organizaram também para preservar as tradições e, no ano seguinte, fundaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Por meio da lei no 4.850, de 11/12/1964, promulgada pela Assembléia Estadual do Rio Grande do Sul, oficializou-se a Ronda Gaúcha, que passou a ser chamada de Semana Farroupilha, comemorada de 14 a 20 de setembro. Por isso, em 1996, o dia 20 de setembro foi oficializado como o Dia do Gaúcho, passando a ser um feriado apenas no Rio Grande do Sul.

Pessoas de todo o Brasil e também de outros países participam das festas da Semana Farroupilha. Durante esse período, os funcionários públicos trabalham usando roupas típicas da tradição gaúcha. No dia 20 encerra-se o festejo; há desfiles com peões montados a cavalo e “prendas” (mulheres bonitas) que desfilam com seus vestidos coloridos.
Eliziane Longarai
Pedagoga

40 Anos educando com Amor e Dedicação!!!

Com sua sede no bairro Partenon em Porto Alegre,a Escola Pequeno Polegar atende crianças de 2 à 6 anos. Horários de Atendimento: 07 às 19 horas 07:30 às 11:30 10:00 às 18:00 13:30 às 17:30 13:00 ÀS 19:00